Família: Santuário Da Vida

Família é o que temos de mais importante em nossa vida. Nascemos e vivemos numa e formamos outra, mas com a correria do dia a dia às vezes esquecemos do valor e da importância da mesma.

Todos os anos, nacionalmente temos uma semana dedicada às Famílias. Em 2017 será de 13 a 20 de agosto e a ideia é desenvolver atividades voltadas para estas famílias.

O Papa Francisco, após o Sínodo das Famílias, escreveu “AMORIS LAETITIA”. A Alegria do Amor que se vive nas famílias é também o Júbilo da Igreja.

Apesar dos numerosos sinais de crise no Matrimônio como foi observado pelos padres sinodais o desejo de família permanece vivo nas jovens gerações. Como resposta a esse anseio, o anúncio cristão que diz respeito à família é deveras uma boa notícia.

A Bíblia considera a família também como local da catequese dos filhos. Em outra passagem sob esta luz, podemos ver outra dimensão da família. Sabemos que no novo testamento, se fala da Igreja que se reúne em casa (1Cor 16,19)

Cada família tem diante de si o ícone da Família de Nazaré, com o seu dia a dia feito de fadigas e até de pesadelos, como quando teve que sofrer a violência incompreensível de Herodes, experiência que ainda hoje se repete tragicamente em muitas famílias de refugiados descartados e indefesos. Como Maria, as famílias são exortadas a viver, com coragem e serenidade os desafios familiares tristes e entusiasmantes, e a guardar e meditar no coração as maravilhas de Deus (Lc 2, 19. 51).

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA (SÃO JOÃO PAULO II)

Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra. Pai, que és amor e vida, faze que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, fonte da caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam. Faze que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Faze que as jovens gerações encontrem na família apoio para sua humanidade e para seu crescimento na verdade e no amor. Faze que o amor reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, se revele mais forte que qualquer debilidade a qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias. Faze, finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da Terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família. Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Camilo Spinelli
Pastoral Familiar – Videira/SC