A Bíblia nos conta que numa situação de crise, Josué que liderava o povo convocou os anciões que eram os responsáveis pelos clãs familiares e depois de uma breve análise da situação, questionou: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” ( Josué 24:15).

Eis o dilema a quem servir?

Vivemos num mundo contraditório. Estamos em plena crise provocada pelo Coronavirus. Há muitas situações alarmantes pela falta de recursos materiais, equipamentos, pessoas habilitadas. Um fenômeno sem precedentes. Ninguém escapa da crise, o mundo todo está sitiado!  Ouvem-se notícias de que em alguns hospitais os médicos devem decidir a quem socorrer, muitas vezes, “escolher” quem vai receber os cuidados necessários e quem vai “sobrar! Dilemas difíceis que ninguém gostaria de ter que fazer escolhas desse tipo.

Em nível de governantes há tendências opostas. Aqueles que querem priorizar o isolamento como forma de evitar a propagação do vírus e preservar a vida, há aqueles que se preocupam com a economia temendo que esta vá para o caos e gere mais desgraça! Quem tem razão? Ambos os problemas são sérios e precisam ser enfrentados.  Aqui se poderia pôr a pergunta de Josué; “a quem servir?”

Muitos de nós já estamos aborrecidos de ficar em casa sem perspectiva de quando isso tudo vai acabar. Os prazos são prolongados e as notícias de que o pico ainda não chegou e já morreu muita gente. Quantos ainda vão morrer? A cada um é solicitado alguns cuidados, usar máscara, passar álcool gel nas mãos, observar uma distância dos outros. Todo mundo com medo de contaminar-se. Estamos em crise! As mensagens que se trocam pelo WhatsApp algumas trazem incentivo, apoio para perseverar, outras com comentários fora de propósitos, outras buscando culpados por isso ou por aquilo, em muitos casos sem nenhum discernimento. As tais de fakes News correm soltas. Muita gente acreditando em tudo o que lê, vê ou ouve sem verificar se o que é escrito, dito ou falado realmente procede ou é apenas jogo de interesses para confundir as pessoas incautas.  Estamos precisando de Josué que nos ajude a discernir como proceder!

Estamos vivendo um tempo cheio de interrogações. Quem poderia imaginar alguns meses atrás que essa situação ia ocorrer? Nem em sonhos! De certa forma fomos pegos de surpresa sem preparativos adequados para enfrentar o problema. Não temos vacina, não temos remédios, falta espaço adequado para atender os doentes, falta agentes de saúde para dar conta da demanda. Sem recursos como servir?

Há questionamentos de todos os  tipos. Até Deus entra em questão! Muitos se perguntam que aviso Deus estaria dando através dessa pandemia? Outros mais  adeptos do Deus vingativo veem como castigo infligido por nossos desmandos. Outros mais fatalistas  dizem que isso já fora previsto pelos “profetas” de ocasião e outros  ainda, alarmistas dizendo que é prenúncio do fim do mundo.  Quando não se faz discernimento todas as hipóteses parecem válidas. Josué é chamado novamente em causa: “a quem servir (ouvir)?”

O certo é que muitas coisas devem mudar depois dessa experiência. O mundo não será o mesmo! Resta saber se será um mundo mais humano em que a vida seja prioridade sobre o capital. Se a solidariedade que agora se mostra vai continuar. Se os governantes vão se preocupar mais com a saúde do povo, com saneamento básico, condições de moradia digna, melhor controle da poluição, se haverá políticas em que se busque diminuir a distância entre os ricos e pobres com melhor distribuição de renda. Se as pessoas deixarão de ser tão voltadas para o próprio umbigo, se aprenderão a valorizar mais os valores mais altruístas, se deixarão de ser tão vaidosas, se saberão usar melhor o próprio juízo e não meros repetidores de opiniões alheias. Se deixarão de ser tão imediatistas e mais profundas em suas buscas, poderia ser colocar muitos outros condicionantes, por hora bastaria uma melhora nestes e o mundo já seria melhor.

O futuro nos espera de portas abertas! Dependerá de nós. Vamos ter um mundo melhor se aprendemos com a experiência que uns dependem dos outros, ninguém dá conta sozinho de si mesmo. Caso optemos por continuar como estava antes com nossas velhas disputas por poder, posse e prazer! Servindo a “deuses” estrangeiros! O mundo será pior! Fica a questão de Josué: “a quem vamos servir?”

ORAÇÃO

Ó Deus que acompanhais com vossa proteção todos os povos, desde os mais antigos até os que vivem hoje. Muitos patriarcas e profetas vieram antes de teu filho Jesus orientando a caminhada do povo para Vós. Enviastes vosso Filho e revelastes definitivamente que só há um caminho e uma verdade a seguir para chegar a verdadeira vida. Quem segue por essa trilha alcança a vida em plenitude.

Ajudai-nos nesse tempo em que vivemos aflitos por causa da pandemia. Vossa proteção continue nos guiando agora e em vista de nosso futuro. Nós hoje renovamos nossa escolha e como Josué dizemos “eu e minha família serviremos o Senhor”! Amém.